Segunda-feira 21 de Janeiro, 2019
Sabia que
« Janeiro de 2019 »
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Enquadramento e Objetivos

A CTC Límia-Lima Cávado conta com o apoio do Projeto de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha que tem como principal prioridade o desenvolvimento a vários níveis, particularmente no que concerne ao investimento:


EIXO 4 POCTEP - Melhoria da capacidade institucional e a eficiência da administração pública através da cooperação transfronteiriça. Apresenta a importância do aprofundamento da cooperação institucional de entidades públicas de ambos os lados da fronteira enquanto instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

OT - 11 - Reforçar a capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas e a eficiência da administração pública.

 

PI - 11B - Reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas e a eficiência da administração pública, através da promoção da cooperação jurídica e administrativa e da cooperação entre os cidadãos e as instituições.

 

No âmbito do acordo assinado, a CTC Límia-Lima-Cávado tem como principal objeto a promoção do desenvolvimento harmonioso e sustentado da região transfronteiriça dos vales do Límia, Lima e Cávado, através da instituição de uma dinâmica de cooperação regional, concretizada em reuniões regulares entre os parceiros participantes para tratar de áreas de responsabilidade comum, trocar informações, coordenar iniciativas e examinar a possibilidade de resolução de problemas comuns através de parcerias, projetos conjuntos e de decisões que visem uma abordagem coordenada ou de recomendações e propostas às autoridades competentes.


Apresentam-se fulcrais os seguintes objetivos:


Objetivo geral:

O objetivo deste projeto é o aprofundamento da cooperação transfronteiriça entre 3 NUTs III, no sentido do desenvolvimento deste território. Pretende-se a continuidade da estrutura CTC Lima-Limia-Cávado, já com larga experiência de trabalho em comum, e o potenciar desta estrutura para a implementação de atividades de apoio ao desenvolvimento económico e no apoio ao desenvolvimento territorial do espaço transfronteiriço. Este objetivo geral vai ao encontro do previsto no objetivo específico 11.B da Politica de Coesão, e que consta do POCTEP, que visa “Consolidar estratégias transfronteiriças de cooperação entre os diversos atores que operam no território”.

Pretende-se, em suma, desenvolvimento do território através do aprofundamento da cooperação transfronteiriça.

 

Objetivos específicos:

- Aprofundamento da cooperação institucional, económica e do tecido empresarial;

- Desenvolvimento do espirito empresarial da população jovem;

- Promoção dos recursos do território ao nível do turismo de natureza e do turismo náutico.