
Foram identificados um conjunto de 10 projectos âncora, que representam, na sua totalidade, cerca de 13 milhões de euros de investimento.
Eixo I - Estruturação da Oferta: Produtos Chave da Estratégia, Redes Empresariais
Minho IN - Golfe A criação de um destino golfe para o Norte de Portugal, consagrada na Agenda Regional do Turismo – Plano de Acção para o Desenvolvimento Turístico do Norte de Portugal, encontra aqui a sua expressão. A Agenda do Turismo é clara ao referir que a sua criação é uma aposta do desenvolvimento turístico da Região.
Minho IN – Aldeias, Solares e Jardins Os Solares e Aldeias são uma das marcas distintivas da oferta turística do Minho. Neste contexto, a estruturação da oferta que se traduz na requalificação e criação de novas unidades turísticas é uma das prioridades da estratégia.
Minho IN – Enoturismo Decalcando as Orientações da Agenda para o Turismo, o Minho IN contribuirá para o reforço da estruturação e da gestão da Rota dos Vinhos Verdes, da responsabilidade da CVRVV e, paralelamente com um conjunto significativo de investimentos dirigidos à qualificação da oferta de espaços dedicados ao Enoturismo.
Minho IN – Turismo de Natureza A presença do Parque Nacional da Peneda Gerês no território abrangido pelo Minho IN e a existência de um conjunto de áreas protegidas que acolhem valores naturais e paisagísticos relevantes justificam a prioridade atribuída ao turismo de natureza.
Minho IN - Artes e Produtos Tradicionais À semelhança do que se passa com os valores naturais, também no que respeita aos valores culturais, patrimoniais e etnográficos cumpre estruturas, qualificar e promover a oferta.
Minho IN – Produtos da Terra A floresta, as plantas aromáticas, as flores, os cogumelos, entre outros, constituem produtos da terra que proporcionam novas oportunidades de negócios de novas ofertas que respondem a procuras crescentes.
Minho IN – Saúde e Bem Estar O Minho é uma área do Norte de Portugal com potencial para o desenvolvimento do Produto Saúde e Bem-estar, dada a localização de várias estâncias termais ao nível dos SPA’s, a Talassoterapias.
Eixo II – Marketing e Promoção Territorial: Minho IN Uma estratégia de marketing e de promoção para o território do Minho terá como objectivos: - Uniformizar uma imagem do Minho, evitando a dispersão e voluntarismo; - Reforçar a notoriedade interna e externa da marca Minho; - Contribuir para o incremento do sentido de pertença ao Minho e da auto-estima por parte dos residentes; - Promover os produtos e os serviços através de uma identificação clara e positiva com o espaço territorial do Minho; - Adequar a estratégia de promoção do Minho à estratégia nacional e regional para o turismo potenciando-as; - Utilização intensiva das novas tecnologias da informação aplicadas ao marketing e à promoção; - Promover a cooperação público/privado neste sector.
Eixo III – Qualificação, Competitividade, Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Visa este Eixo acolher iniciativas de apoio à incorporação de valor, de conhecimento e de novas tecnologias nas iniciativas empresarias. Integrarão esta rede, nomeadamente: Incubadoras e ninhos de empresas, Associações Empresariais; Entidades envolvidas nas denominadas Indústrias criativas; Empresas.
Eixo IV – Assistência Técnica A implementação de um tão ambicioso Programa de Acção exige a criação de condições técnicas e de recursos humanos qualificados adequados. Este Eixo transversal visa assegurar a coordenação, dinamização e gestão da parceria bem como a sua promoção, acompanhamento e monitoragem. Liderada pela CIM do Alto Minho, a coordenação e gestão da parceria é um projecto da responsabilidade das três CIM’s envolvidas que assegurarão o investimento e a comparticipação nacional. Será constituída uma equipa coordenação e gestão da Parceria e haverá lugar ao recurso à contratação de prestações de serviços especializados sempre que tal se justifique. |