Segunda-feira 09 de Dezembro, 2019
Sabia que
« Dezembro de 2019 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Projetos em curso


ATIVIDADE 1: Potenciar a estrutura da Comunidade Territorial de Cooperação para o apoio ao desenvolvimento económico deste espaço transfronteiriço.


Ação 1: Competitividade de PME – novos modelos de cooperação e oportunidades de negócio existentes no espaço transfronteiriço.

Ação 2: Educação e sensibilização para o empreendedorismo nas escolas.

 

ATIVIDADE 2: Potenciar estrutura da Comunidade Territorial de Cooperação para o apoio ao desenvolvimento territorial deste espaço transfronteiriço.


Ação 2: Promoção dos desportos náuticos e turismo de natureza enquanto recursos do território a potenciar.

 

ATIVIDADE 5: Gestão e coordenação.

 

ATIVIDADE 6: Comunicação.

 

 

Indicadores de realização

- E003: População abrangida por iniciativas transfronteiriças nas áreas de emprego, educação, cultura, desporto e saúde.

 

A presente Operação envolverá diretamente um total de 15.800 pessoas, divididos pela atividade 1 e pela atividade 2. Prevê-se que no ano um da Operação sejam envolvidas 5.000 pessoas, valor que cresce no segundo ano para 10.800 pessoas diretamente envolvidas pela Operação.


INDICADOR DE RESULTADO

- Melhoria das estruturas institucionais para a cooperação em funcionamento

A CTC Límia-Lima Cávado tem já um importante trabalho desenvolvido em mais de uma década de cooperação transfronteiriça. Pretende-se com a presente candidatura que esta estrutura institucional da administração local coordene e oriente este espaço para uma gradual cooperação, envolvendo progressivamente outros atores sociais e económicos do território, como sejam as empresas, associações empresariais e escolas.

Pretende-se, em suma, que o trabalho conjunto dos sócios à volta da CTC existente, permita o fortalecimento das relações de uma progressiva “desfronteirização” deste espaço.

 

ATIVIDADE 1: Potenciar a CTC para o apoio ao desenvolvimento económico

Ação 1: Competitividade de PME – novos modelos de cooperação e oportunidades de negócio existentes no espaço transfronteiriço.

Nesta ação pretende-se realizar mesas temáticas com cada um dos parceiros participantes desta ação (CIM Cávado e INORDE) orientados a empresários e empreendedores sobre as temáticas da cooperação empresarial, oportunidades de negócio no espaço transfronteiriço e internacionalização.

Resultados: 2 seminários transfronteiriços; 6 mesas temáticas internas


Ação 2: Educação e sensibilização para o empreendedorismo nas escolas

Esta ação representa a cooperação dos agentes deste espaço transfronteiriço para a competitividade territorial, através da educação e sensibilização da população jovem para o empreendedorismo.

A ação prevê o trabalho, durante um ano letivo, com alunos do básico e secundário (incluindo ensino profissional), de competências empreendedoras. No final do ano letivo haverá um concurso de ideias de negócio escolares dentro de cada um dos sócios, e uma final comum transfronteiriça.

Pretende-se com esta ação criar um espírito empreendedor nos alunos e, paralelamente, um espírito regional enquanto residentes num espaço transfronteiriço comum.

Resultados: concurso escolar de ideias de negócio transfronteiriço

 

ATIVIDADE 2: Potenciar a CTC para o apoio ao desenvolvimento territorial

Ação 2: Promoção do turismo de natureza e desportos náuticos enquanto recursos do território a potenciar

Nesta ação pretende-se promover e valorizar estes recursos do território, quer ao nível da dotação de equipamento e sinalética, quer ao nível da promoção integrada de redes de ecovias, trilhos e espaços de desportos náuticos para, deste modo, termos um produto com uma maior escala, e maior capacidade de atração de utilizadores e turistas.

Resultados: campanha de promoção de turismo de natureza e turismo náutico – 3 sinalização de ecovias e 3 trilhos pedestres


ATIVIDADE 5: Gestão e coordenação

- A coordenação será assegurada pelo parceiro líder e pelo Comité de Gestão e Acompanhamento

Comité de Gestão e Acompanhamento

Constituído por representantes dos parceiros, sob coordenação da CIM Cávado, terá a responsabilidade da gestão global do projeto, do acompanhamento da execução das atividades previstas e da resolução de dificuldades que, eventualmente, venham a verificar-se na implementação das ações pelos parceiros.

Funcionamento:

a)      Reuniões semestrais de acompanhamento, de onde sairá um relatório de acompanhamento das diferentes atividades e projetos da parceria;

b)      Reuniões extraordinárias, sempre que existam motivos para tal: dificuldades na implementação de atividades previstas; atrasos na implementação de ações, entre outras;

c)      Comunicação regular entre os parceiros através de e-mail, telefone ou videoconferência.

Parceiro líder

A gestão diária do projeto é da responsabilidade da Entidade líder da Parceria – CIM Cávado, que realizará todas as ações necessárias ao cumprimento das obrigações por parte da parceria e de cada um dos sócios, assim como o contacto com a Autoridade de Gestão do Programa.

Resultados: 4 atas de reuniões (semestrais)

 

ATIVIDADE 6: Comunicação

As atividades de comunicação do projeto serão diversas ao longo da sua implementação e baseiam-se nos seguintes meios:


  • Internet: website oficial atualizado com as atividades a desenvolver pelo consórcio e cada um dos parceiros http://www.ctclimialimacavado;
  • Seminários e apresentações (que também servem de apoio à divulgação do projeto);
  • Material de promoção;
  • Comunicações à empresa.