Terça-feira 21 de Janeiro, 2020
Sabia que
« Janeiro de 2020 »
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

CTC I POCTEP

Chefe de fila: INORDE
Parceiros: CIM Cávado e CIM Alto Minho


O projecto CTC 1 Límia-Lima-Cávado surge no seguimento das anteriores CTC, tendo sido candidatado ao POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, e abrangendo como área geográfica de intervenção as regiões de Ourense (Galiza-Espanha) e do Minho-Lima e Cávado (Portugal).


Com a aprovação desta candidatura ao novo programa de cooperação transfronteiriça pretendeu-se dar continuidade a um trabalho encetado anteriormente, mas dar-lhe igualmente a merecida visibilidade e promoção enquanto estrutura transfronteiriça activa e reconhecidamente uma das mais dinâmicas no contexto do Noroeste Peninsular.

As grandes apostas deste projecto centraram-se:

- Na manutenção e consolidação da estrutura transfronteiriça – Comunidade Territorial de Cooperação - que passou a integrar também os municípios do Vale do Cávado, de modo a assegurar a continuidade, acompanhamento, assistência técnica, controlo e avaliação dos projectos candidatados e aprovados no âmbito deste programa transfronteiriço;

- Em proporcionar uma base de apoio a futuras cooperações transfronteiriças e facilitar o trabalho e a mobilidade dos técnicos afectos a todos projectos candidatados e aprovados no âmbito do programa transfronteiriço, mantendo activos centros logísticos de trabalho, equipamentos e um serviço local de carácter conjunto são alguns dos objectivos primordiais do projecto, a que se aliam um conjunto de iniciativas com o objectivo de divulgação e promoção da região Límia-Limia-Cávado e da CTC.

Neste sentido, realizaram-se as seguintes actividades:

1. Manutenção do Secretariado Técnico Permanente da CTC: manutenção do corpo técnico, do equipamento e das instalações existentes, adequando-as ao apoio aos promotores e instituições locais. Foram realizadas reuniões de acompanhamento dos projectos aprovados.

2. Realização do Desafio Empreendedor "Start Me Up - Negócios Inovadores no Alto Minho" , que teve como objectivo a discussão das questões e temáticas relacionadas com a cooperação transfronteiriça na área do empreendedorismo.

3. Promoção e difusão do projecto, que engloba a manutenção e adequação do Portal da Comunidade Territorial de Cooperação e a difusão das actividades nos meios de comunicação social. Como forma de divulgação do espaço transfronteiriço, participámos em outros eventos de carácter transfronteiriço de impacto, nomeadamente através de actividades que propiciem o intercâmbio e o fortalecimento das relações transfronteiriças. Destacamos a presença na Jornada de Divulgação Final do Projecto ACCEPT – “Cooperação Transfronteiras”, do qual somos entidade colaboradora, que se realizou no dia 15 de Dezembro de 2010 (http://www.accept.com.es/#/xornadaf).

A calendarização prevista do projecto é de Julho de 2008 a 30 de Junho de 2011.