Terça-feira 21 de Janeiro, 2020
Sabia que
« Janeiro de 2020 »
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Sons e Acordes

Objectivos: Valorização e intercâmbio de experiências culturais ligadas às raízes da música tradiocional, promoção do conhecimento público da música com raízes na região transfronteiriça do Lima-Límia e das suas diversas componentes, criando meios eficazes de revitalização e divulgação deste importante património cultural da região.
Parceiros: Valima (chefe de fila) e Diputacion Provincial de Ourense.
Descrição: De acordo com os objectivos preconizados, com este projecto pretendeu-se desenhar um produto turístico baseado na diversificação da oferta cultural, consubstanciado na realização das seguintes actividades, em ambas as regiões parceiras:
- Valorização do Património Musical do Lima-Límia, incluindo o levantamento das raízes musicais, ou seja, de todas as manifestações musicais representativas. A partir da informação obtida neste levantamento foi publicada uma monografia que condensa um conjunto de textos e imagens fotográficas representativas.
- Criação de Centros Transfronteiriços de Promoção da Música e Cultura, que alberguem uma oficina de restauro de instrumentos e um atelier/escola de música, localizados nos concelhos de Celanova e Barbadas (Ourense).
- Promoção dos Jovens Valores da Música Transfronteiriça, consubstanciada na organização de duas edições do Festival de Música Tradicional Transfronteiriça em Ourense.
- Criação de uma Bolsa de Intercâmbio de Espectáculos Locais, ou seja, de uma base de dados que agrupe a oferta de espectáculos de música tradicional promovidos por grupos locais. A constituição desta Bolsa visou facilitar a contratação de grupos locais de música tradicional do outro lado da fronteira aos promotores culturais da área de intervenção. No âmbito do projecto foram apoiados doze espectáculos constantes da Bolsa, dos quais quatro são de bandas filarmónicas.
- Promoção das Bandas Filarmónicas do Lima-Límia através da produção e edição de uma fotobiografia e da edição de um CD agregando temas de um conjunto de 12 Bandas Filarmónicas.
- Encontros de Música Sacra – No Lima promoveu-se a reedição do programa “Sons da História”, incluindo a realização de 12 espectáculos de música ligados à valorização do património histórico-cultural. No Límia foram realizados 8 concertos de órgão na Igreja de Celanova.
- Programa “Sons da História”.
Montante de Investimento: € 200.000,00